Emoções e o trade
Emoções são mecanismos de defesa herdados biologicamente pelos nossos antepassados, ou seja são respostas internas frente as interpretações das situações.
São inerentes ao ser humano, então todos nós sentiremos diferentes emoções ao longo da nossa vida.
Mas isso não é um fardo a ser carregado, todas nossas emoções possuem algum tipo de função, quando são ativadas buscam nos "induzir" para agir em prol da nossa própria proteção.
Certo, mas poque as emoções são tratadas como vilãs da performance do trader?
A falta em saber gerenciar a intensidade das emoções eliciadas pelo trade é o que as tornam objeto de repulsa por tantos traders, mas o fato é que é IMPOSSIVEL extinguir as emoções na nossa vida, e a tentativa repetitiva de suprimi-las enquanto operam, tornam a profissão ainda mais estressante.
Saiba que alguns traders sentem dificuldades em conseguir identificar o que estão sentindo durante o pregão, isso se torna mais um dificultor para gerenciar a emoção, afinal se não sabemos o que estamos sentindo como poderemos saber o que fazer.
Para aprender a se auto gerenciar emocionalmente é preciso começar a nomear o que se sente, isso faz parte do autoconhecimento que é necessário para um trader que esta buscando desenvolver suas habilidades psicológicas.
O trader que sabe o que esta sentindo no momento de uma operação consegue nomear a emoção, entender o motivo da sua intensidade, analisar seu pensamento e assim controlar seu comportamento.
|Nádia K. S. M. do Rosario - Psicóloga CRP:06/182245|