Overtrading
Overtrading
O overtrading é um descontrole comportamental guiado pela emoção.
Entre o estado de ambivalência no mercado e a raiva e/ou ansiedade (emoções normalmente atreladas ao overtrading) muita coisa acontece na cabeça do trader mas só percebe quando já fez diversas entradas que não teria feito normalmente, comumente perdendo parte do seu capital e tendo como consequência sentimentos de culpa, desesperança e tristeza.
O que acontece nesse espaço de tempo?
Pensamentos como "Sabia que ia pegar no meu stop e voltar", "Não acredito que vou ser violinado" "Hoje o dia ta de sacanagem comigo" entre muitos outros são comuns. Esses pensamentos ativam a raiva, emoção que traz a sensação de que o trader foi injustiçado de alguma forma pelo mercado.
Pensamentos como "Agora vai" "Não posso perder essa entrada" "Faz muito tempo que está andando negativo" "Preciso recuperar o loss que tomei hoje" também são muito comuns e estão associado comumente a ansiedade, emoção que traz um senso de preocupação com o que pode acontecer.
Quando o trader não consegue, ou não sabe, gerenciar essas emoções ele fica cada vez mais imerso na emoção parando assim de pensar racionalmente, é como se ficasse "cego". No momento de intensa ativação emocional, o trader para de fazer sua leitura e começa a agir sendo guiado pela emoção de forma totalmente impulsiva.
O trader percebe que não agiu como deveria somente depois que a intensidade da emoção diminuiu, muitas vezes isso só ocorre no final ou após o término do pregão, momento onde o "estrago" já foi feito.
|Nádia K. S. M. do Rosario - Psicóloga CRP:06/182245|